O que devemos a ele

Cacá Diegues - Jornal O Globo - 14 de julho de 2024

Nelson Pereira dos Santos em cena do documentário 'Nelson Pereira dos Santos — vida de cinema' — Foto: Acervo Regina Filmes
A liderança e a genialidade de Glauber Rocha foram fundamentais, mas sem Nelson nada disso seria possível

Eu devia ter uns 15 ou 16 anos de idade quando vi pela primeira vez “Rio, 40 graus”, de Nelson Pereira dos Santos.

Já estava incorporado ao movimento estudantil e na verdade atendia a uma convocação da entidade secundarista que participava do esforço geral por sua liberação, pois o filme se referia a um calor de 40 graus que, segundo o Chefe de Polícia (a quem a Censura era submetida), nunca tinha feito na cidade. Só podia ser coisa de comunista tentando impedir o crescimento do Rio de Janeiro como polo de inevitável turismo!

Já estava comprometido com a existência de um cinema brasileiro e, naquele momento,desenvolvia essa ideia fundadora nas reuniões da Cinemateca do MAM, nas projeções da ABI, onde me permitissem falar, sempre levado por David Neves com quem tinha me aliado para fazer filmes experimentais com a pequena câmera de 16mm que ganhara de seu pai.

Entre uma convocação e outra, eu perguntava sempre se haveria debate no final das sessões. Se não houvesse, eu simplesmente não ia de jeito nenhum. Pra quê?

O que não queríamos era o que podíamos chamar de“cinema popular”. Aquele que justificava a existência de filmes como os que estavam sendo feitos no Sudeste do Brasil (Rio e São Paulo) por produtores fajutos que só pensavam na bilheteria.

Nós queríamos mais do que isso, queríamos um cinema de filmes que nos representassem de fato, que fossem uma reprodução do que éramos e do que queríamos ser. No fundo, o que queríamos mesmo era uma reprodução dos ideais do Modernismo no cinema, um jeito de contar nossas histórias como só nós podíamos e sabíamos contá-las. E tudo aquilo estava ali, na tela de “Rio, 40 graus”, como se fosse um milagre provocado por nossos corações e mentes.

Ninguém tinha jamais visto daquele jeito a realidade das favelas cariocas, matriz e exemplo de tantas outras espalhadas pelo Brasil, assim como ninguém ouvira a música popular de Zé Kéti do jeito que estávamos ouvindo agora. Em suma, a imagem que “Rio, 40 graus” nos passava era a de uma civilização dessemelhante, o tempo e o espaço só seriam identificados depois com novos hábitos todos revelados aos poucos por outros modos de registro do que éramos capazes de observar.

Acho que só senti emoção semelhante quando, um par de anos depois, vi “Orfeu da Conceição”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurando a parceria entre Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Mesmo que não entendêssemos logo o que era, alguma coisa inédita se passava diante de nós. Nesse ano de 2024 comemoramos 60 anos da apresentação para o mundo do cinema brasileiro. Desse cinema que nós nos acostumamos a chamar de “Cinema Novo”. Não se trata mais de cuidar do Brasil, de nossas histórias de um modo diferente; mas de também filmá-las de um modo diferente. E novo!

Em 1964, chegamos ao Festival de Cannes, cheios de ideias novas pra quem as quisesse ouvir. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Vidas Secas” estavam na competição e meu filme “Ganga Zumba” na Semana da Crítica. De certo modo tentamos explicar o que pretendíamos. Glauber Rocha afirmava que “Le Cinéma Novo, c’est moi”, e ele tinha toda razão. Ruy Guerra tinha feito “Os fuzis”, seu filme de Mestre. Joaquim Pedro de Andrade negociava a produção de seu “Macunaíma” com Claude Lelouch. E ainda havia tantos outros por lá ou esperando sua vez e sua hora no Brasil!

A liderança e a genialidade de Glauber Rocha foram fundamentais, assim como as contribuições de todos os outros. Mas sem Nelson, que sempre se considerou “pré Cinema Novo”, nada disso seria possível. Se Nelson Pereira dos Santos não tivesse filmado antes de todos, nós não seríamos nada.

Cinema Novo é, antes de tudo, acreditar que temos um papel de protagonista ao descobrir o que temos de melhor.





Cacá Diegues no Festival de Cannes



Correio da Manhã

Lu Lacerda Acesse o site da Lu Lacerda e leia o artigo na íntegra.



Entrevista com o Cacá Diegues




Cinema político independente no Rio de Janeiro: conflitos de classe na produção cinematográfica


Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
Faculdade de Formação de Professores - FFP
Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHS
Doutorado em História
Doutorando: Arthur Moura (bolsista FAPERJ)
Projeto: Cinema Político Independente no Rio de Janeiro (2000-2020): conflitos de classe na produção cinematográfica
Orientador: Dr. Gelsom Rozentino de Almeida
Co-orientadora: Dra. Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley
Pesquisa Cinematográfica: J. A. Lourenço Soares - Mestre em Cinema (PPGCine/UFF)











Cacá Diegues dialoga com Marta Torres



“AS MULHERES SÃO A CHAVE NO FUTURO DO CINEMA BRASILEIRO”
À convite da Bazaar, os cineastas se reuniram para uma conversa franca sobre o cenário cinematográfico nacional.





Uma nova exibição do filme “5X Favela, agora por nós mesmos”



Cacá Diegues Aconteceu na noite de quinta-feira, dia 31 de agosto, no Casarão do Grupo Nós do Morro, no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro. O debate após a sessão contou com a presença do cineasta Cacá Diegues, mentor e produtor do bem sucedido projeto do filme realizado em 2010. Como disse Luciana Bezerra, uma das diretoras: "Agradecida ao Cacá por acreditar no Cinema Brasileiro, no Cinema popular e na força dele para a transformação do povo. Porque pra mim, cria de Guti Fraga, o filósofo do sonho, cinema sempre foi sobre isso. E isso uniu a familia5xfavela."





Debate com Cacá Diegues sobre Bye Bye Brasil, no Estação Botafogo/RJ



Cacá Diegues O filme Bye Bye, Brasil, de Cacá Diegues, foi exibido no último 25 de agosto, na tela grande no Estação Botafogo, em razão da Mostra dos 60 anos da LCBarreto Produções. Cacá contou histórias sobre as locações, elenco, a ideia do título e a preparação para um filme de estrada feito em 1979. O debate teve a presença da atriz Zaira Zambelli, do cineasta Bruno Barreto, da representante da LCBarreto, Julia Barreto, mediado por Diego Alexandre.





Bienal Internacional do Livro de Alagoas retorna após quatro anos



Depois de quatro anos sem ser realizada, inclusive por causa da pandemia, acontece nesta sexta-feira (11) a abertura da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Confirmaram presença no evento, escritores e intelectuais renomados, como o filósofo e líder indígena Ailton Krenak, o escritor Itamar Vieira Junior, autor dos romances Torto Arado e Salvar o Foto, e o antropólogo Kabengele Munanga. Também participam do evento a escritora Paula Pimenta, o cartunista Carlos Ruas e Carla Akotirene, reconhecida pesquisadora sobre o tema da interseccionalidade. A Bienal também fará homenagens especiais, como ao cineasta Cacá Diegues, patrono do evento...





Marco Lucchesi, Cacá Diegues e Antônio Torres (respeito, hein!, todos imortais — rs) embarcam para a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que começa na sexta (11/08), para participar de debate sobre o poeta alagoano Jorge de Lima, no ano dos 130 anos de seu nascimento e 70 de morte, a convite da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no sábado (12/08). A mediação será de Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras. A bienal vai até 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, com o tema “Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade”...



Obra completa do autor Breno Accioly é apresentada ao público da 10ª Bienal



Um dos pontos altos do estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, é o lançamento da obra completa do autor Breno Accioly, na sala Siriguela, neste domingo (13), às 19h. Considerado um dos grandes contistas brasileiros, o autor terá sete obras lançadas durante o evento, sendo duas delas totalmente inéditas. No evento de apresentação da coleção Breno Accioly haverá também um bate-papo com Cacá Diegues, Edilma Bomfim, Golbery Lessa, Márcio Ferreira, Heloísa de Moraes e José Geraldo Marques...





Belas Artes inaugura Estúdio Cacá Diegues


Na próxima terça-feira, 4 de abril, as 11 horas, o Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, inaugurará o estúdio do curso de Cinema com o nome do cineasta e padrinho do curso de graduação, lançado em 2022. Os Estúdios de Cinema (Ilhas de edição, Stop-Motion, Camarins, Salas de Maquiagem, Guarda-roupa e Acervo) “Cineasta Cacá Diegues” estão localizados na denominada Unidade 5, na Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, na Vila Mariana.

Prestes a completar 83 anos, em 19 de maio, Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió (AL) e possui relevância ímpar para a história do cinema brasileiro. Além de ser o único diretor vivo da fase inaugural do denominado Cinema Novo, o movimento cinematográfico brasileiro de maior reconhecimento internacional, ele possui em sua cinematografia grandes clássicos como "Ganga Zumba", "Quando o Carnaval Chegar", "Joanna Francesa", "Xica da Silva", "Chuvas de Verão", "Dias Melhores Virão", "Bye Bye Brasil", "Tieta do Agreste", "Deus é Brasileiro" e "O Grande Circo Místico".

O cineasta está próximo de lançar seu vigésimo filme, "Deus Ainda é Brasileiro", rodado no final do ano passado e no início de 2023, e possui uma relação muito próxima com o curso de Cinema do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, tendo dado uma aula magna no primeiro dia do curso, como padrinho do mesmo, e na primeira aula do segundo semestre, quando serviu de fonte de inspiração para os alunos realizarem os principais trabalhos práticos do semestre, denominados Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM).



Mais informações em (11) 999285464 ou guilherme.bryan@belasartes.br





“Deus ainda é brasileiro”: filmagens concluídas
dentro do prazo, no sertão de Alagoas

Depois de seis semanas, a filmagem de “Deus ainda é brasileiro”, de Cacá Diegues, em Piranhas, sertão de Alagoas, vai até esta quarta (14/12) como previsto, dentro do prazo. Na imagem, parte da equipe que fez os dois filmes: “Deus é brasileiro”, em 2003 e “Deus ainda é brasileiro”, em 2022, ou seja, há 19 anos. daquelas situações, mas não é uma continuação. Esse filme aborda um outro momento da nossa história, em que Deus retorna ao Brasil para tentar recuperar a esperança na humanidade. Eu costumo dizer que esse filme é uma comédia cívica, por causa do seu tom patriótico", destaca o cineasta. "Além disso, o filme convida o espectador a refletir sobre o nosso momento político e de que forma podemos contribuir para a política brasileira", finaliza.

Cacá Diegues, Renata Magalhães e Antonio Fagundes /Foto: Site Lu Lacerda





Deus Ainda é Brasileiro, de Cacá Diegues começa
a rodar em Alagoas.




Making of do filme Deus ainda é brasileiro




Com suas oito décadas de vida, o cineasta alagoano Cacá Diegues inicia a produção do seu 20º filme: Deus Ainda é Brasileiro. O início das filmagens do longa iniciou em novembro e será inteiramente rodado em Alagoas, tendo como palco cidades como Maceió, Ipioca e Piranhas. A nova obra de Diegues reflete o Brasil quase 20 anos após o primeiro "Deus" (como Cacá se refere ao "Deus é Brasileiro", rodado em 2003), e não é uma continuação deste, como ele mesmo explica, mas uma sátira da nova realidade política brasileira.

“Prefiro dizer "Deus Ainda é Brasileiro" se trata de um spin-off, pois é um filme saído daqueles personagens, daquelas situações, mas não é uma continuação. Esse filme aborda um outro momento da nossa história, em que Deus retorna ao Brasil para tentar recuperar a esperança na humanidade. Eu costumo dizer que esse filme é uma comédia cívica, por causa do seu tom patriótico", destaca o cineasta. "Além disso, o filme convida o espectador a refletir sobre o nosso momento político e de que forma podemos contribuir para a política brasileira", finaliza.

Foto de Celso Brandão



O longa-metragem conta novamente com o ator Antônio Fagundes no papel de “Deus”, e com as atrizes alagoanas Ivana Iza, como Madá, e Laila Vieira, como Linda, a protagonista da história e ainda Otávio Muller como Carlitão e Bruce Gomlevsky como Quincas das Mulas. A equipe da LC Barreto Produções está em Maceió para contratar setenta por cento dos profissionais que trabalharão no filme, incluindo produção e atores. Um dos propósitos do projeto é gerar empregos na região e movimentar a economia por meio do cinema. "Depois de dois anos difíceis para o setor cultural e audiovisual estamos orgulhosos de rodar um filme desse porte em Alagoas. "Deus Ainda é Brasileiro" naturalmente vai concorrer a prêmios e participar de festivais internacionais, já que leva a assinatura de dois monstros do cinema nacional - Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto. Alagoas ganhará uma visibilidade muito estratégica com o longa, pois vai divulgar o destino Alagoas para o mundo por causa das locações incríveis que esse lugar oferece, como o Ipioca Beach Resort, por exemplo, onde vamos construir uma oca de 40 m2 que ficará como legado para o empreendimento. O filme vai fomentar ainda mais o turismo, atrair investimentos internacionais e, consequentemente, movimentar a economia trazendo desenvolvimento para a toda região", afirma Paula Barreto, produtora do filme.

“Para nós está sendo um privilégio trabalhar com a mão-de-obra alagoana. Estamos encantados com Alagoas e seu povo, que nos recebeu tão bem. Existe muita gente boa no setor audiovisual em todo o País querendo trabalhar, com um potencial incrível fora do eixo Rio-São Paulo. Por isso, quem quiser aprender sobre esse universo está convidado a nos procurar e contribuir com o nosso longa”, ressaltou a produtora-executiva da LC Barreto, Bruna Dantas.

Foto de Paula Fernandes - @paulalouisefs



A lista com os nomes dos atores que vão integrar o elenco do filme “Deus Ainda é Brasileiro” será divulgada em breve. O longa será distribuído pela Imagem Filmes.

Fotos de Paula Fernandes - @paulalouisefs



Sobre o cineasta

Nascido em Maceió, Carlos José Fontes Diegues é o segundo filho do antropólogo Manuel Diegues Júnior e de uma fazendeira. Aos 6 anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro e se instalou em Botafogo, bairro onde passou toda sua infância e adolescência. Cacá Diegues formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tornou-se presidente do Diretório Estudantil onde fundou um cineclube e iniciou suas atividades de cineasta amador. Diegues é considerado um dos líderes do Cinema Novo, juntamente com Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade. Em agosto de 2018, o cineasta foi eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras, na cadeira de nº 7, que já foi ocupada pelo escritor Euclides da Cunha.



“A dor mais profunda”, diz Cacá Diegues sobre perda da filha Flora.


Entrevista do Cacá Diegues na Revista Veja
Um dos grandes cineastas brasileiros diz que submergiu por tanto tempo para lidar com o luto e que novo filme é uma forma de expurgar os anos Bolsonaro.
Por Ernesto Neves, Mafê Firpo Atualizado em 21 março 2023.

Leia a entrevista do Carlos Diegues para a Revista Veja, na íntegra...


Destaques

Premiações e Eventos

200 Anos da Independência do Brasil em Alagoas

Fapeal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Edufal e Eduneal celebraram os 200 Anos da Independência do Brasil em Alagoas no dia 23 de março de 2022, no Teatro Deodoro, com exposição, apresentação musical da banda Divina Supernova, lançamento de livros, sessão de autógrafos e um bate-papo especial com o cineasta Cacá Diégues. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Cacá Diegues é homenageado em Paulínia

Diretor de filmes consagrados no Brasil como “Bye, bye Brazil” e “Xica da Silva” , Cacá Diegues foi homenageado no final do 6º Paulínia Film Festival. O troféu Menina de Ouro foi dado pelo curador da mostra, Rubens Ewald Filho.

Cacá é convidado para 12ª FLIP

Cacá foi convidado juntamente como o músico Edu Lobo para participar de um debate na 12ª FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). O papel central de Carlos Diegues na cultura do país remonta aos primórdios do Cinema Novo, do qual foi um dos articuladores. Nascido em Maceió, em 1940, inaugurou sua carreira profissional em 1961, ao filmar “Escola de Samba Alegria de Viver”, episódio do longa Cinco vezes favela (1961).