"5x Favela, Agora por Nós Mesmos" (2010)

A Luz Mágica Produçoes, produtora de Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhaes, produziu o longa-metragem “5x Favela, Agora por nós mesmos”, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, Joao Moreira Salles e muitos outros.

DEIXA VOAR - Dirigido por Cadu Barcellos – Argumento: Observatório de Favelas / Cadu Barcellos - Flavio, 17 anos, é morador de uma favela carioca. Ele deixa a pipa de um amigo “voar” e agora tem que ir buscá-la na favela de uma facção rival a que ele mora, onde a pipa caiu. Mesmo com medo da aventura, ele vai buscar a pipa, descobrindo que as pessoas da favela rival em nada diferem das de onde ele mora.

CONCERTO PARA VIOLINO – Dirigido por Luciano Vidigal - Argumento: Rodrigo Cardozo / AfroReggae - Ainda crianças, Márcia, Jota e Ademir fazem um juramento de amizade eterna. Agora adultos, com cerca de 20 anos de idade, Jota foi para o tráfico de drogas e Ademir entrou para a polícia. O enfrentamento entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize seu sonho de uma bolsa de estudos musicais na Europa.

FONTE DE RENDA – Dirgido por Manaíra Carneiro e Wagner Novais - Argumento: Vilson Almeida – Cidadela/Cinemaneiro - Jovem realiza seu sonho de ser bem sucedido no vestibular e entrar para uma Faculdade de Direito, mas passa a encontrar dificuldades para dar conta dos gastos com livros, alimentaçao e transporte. Ele entao se sente atraído a vender drogas para amigos da faculdade, lucrando com isso o suficiente para custear seus estudos.

ARROZ COM FEIJÃO – Dirigido por Rodrigo Felha & Cacau Amaral - Argumento: José Antônio Silva – CUFA - Para conseguir construir um quarto para o filho único, os pais de Wesley, de 12 anos, são obrigados a reduzir o cardápio de casa a arroz com feijão. No dia do aniversário do pai, o menino se junta ao amigo Orelha e sai, sem muito sucesso, em busca de recursos para comprar um frango de presente para ele.

ACENDE A LUZ – Dirigido por Luciana Bezerra – Argumento: Nós do Morro – Luciana Bezerra É véspera de Natal e o morro está sem luz há tres dias. Os técnicos enviados pela companhia de luz nao conseguem resolver o problema, os moradores seqüestram um funcionário dela e o fazem de refém, até que a luz volte. O funcionário se integra a comunidade e acaba se tornando o herói dela na noite de Natal.

Ficha Técnica

PRODUTORES: Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães
COMPANHIA PRODUTORA: Luz Mágica
COPRODUTORES: Globo Filmes
PRODUTORES ASSOCIADOS: Videofilmes, Quanta, TeleImage
DIRETORES: Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra.
COORDENAÇÃO DE ROTEIROS: Rafael Dragaud
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tereza Gonzalez
FOTOGRAFIA: Alexandre Ramos
MONTAGEM: Quito Ribeiro
DIREÇÃO DE ARTE: Pedro Paulo e Rafael Cabeça
MUSICA ORIGINAL: MV Bill e AfroReggae
TRILHA SONORA: Guto Graça Mello

Festivais e Prêmios

Mostra CINEBRASIL, inserida no evento “Agenda Brasil – Milano e Bergamo 2013” (2013)
Festival de Anápolis 2011 (Brasil) Melhor Fotografia
Festival de Yokohama 2010 (Japao)
Festival de Santa Barbara 2010 (EUA)
Festival Aruanda 2010 (Joao Pessoa, Paraiba - Brasil)
Festival de Havana 2010 (Cuba)
Festival de Chicago 2010 (EUA)
Festival de Biarritz 2010 (França)
Melhor Filme pelo Juri Popular
Festival de Paulínia 2010 (São Paulo, Brasil)
Melhor Longa metragem de ficçao
Melhor Longa metragem de ficçao - Juri Popular
Melhor Roteiro (Rafael Dragaud)
Melhor Ediçao (Quito Ribeiro)
Melhor Trilha sonora (Guto Graça Melo)
Melhor Ator Coadjuvante (Marcio Vito em "Acende a Luz")
Melhor Atriz Coadjuvante (Dila Guerra em "Acende a Luz")
Premio Margarida de Prata 2010 (Brasil)
Festival de Cannes 2010 (França)
Hours Competition