Favela Gay
Rio de Fé
Giovanni Improtta
5x Pacificaçao
5x Favela, Agora por Nós Mesmos
Nenhum Motivo Explica a Guerra
O Maior Amor do Mundo
Deus é Brasileiro
Orfeu
Tieta do Agreste
Veja Esta Cançao
Dias Melhores Virao
Um Trem para as Estrelas
Quilombo
Bye Bye Brasil
Chuvas de Verao
Xica da Silva
Joanna Francesa
Quando o Carnaval Chegar
Os Herdeiros
A Grande Cidade
Ganga Zumba
Cinco Vezes Favela
"Giovanni Improtta" (2013)

GIOVANNI IMPROTTA conta a história de um contraventor que deseja ascender socialmente e se legalizar. Seu desejo em se tornarcelebridade, acaba lhe botando em enrascadas com a policia, o jogo do bicho e com sua família. Acaba traído, na mira da mídia e da polícia, sob uma injusta acusaçao de assassinato, difícil de ser resolvida por vias legais.


GIOVANNI IMPROTTA é o primeiro longa-metragem dirigido por José Wilker. O personagem, criado pelo escritor Aguinaldo Silva, sai finalmente das páginas impressas e da tela da TV para ganhar a tela grande do cinema. Improtta surgiu como um bicheiro nos anos 70, no livro O Homem que Comprouo Rio. Em 2005 reapareceu em outro livro do autor, Prendam Giovanni Improtta. Mas foi na novela Senhora do Destino, exibida em 2004 na TV Globo, que fez sua apariçao mais famosa e até hoje lembrada, com Wilker interpretando o personagem, já transformado num empresário estabelecido no ramo da construçao civil. Entre 28 de junho de 2004 e 12 de março de 2005 Senhora do Destinoconseguiu uma das maiores audiencias da TV Globo e Wilker recebeu diversos premios de melhor ator, como Troféu Imprensa, Premio Contigo, Premio TV Press e Premio Qualidade Brasil RJ e SP. Foi quando terminou de gravar a novela que o ator se deu conta que Giovanni era um personagem cuja vida era maior do que a que se mostrava na TV: DzEra um tipo de personagem que na novela era horizontal e que merecia uma certa verticalidadedz, explica Wilker. DzAo mesmo tempo, como o personagem na novela fez muito sucesso, muita gente quis se apropriar dele para cinema e teatro. Achei que era injusto comigo e resolvi pedir ao Aguinaldo os direitos para levá-lo ao cinema. Convidei o Cacá para dirigir. Tinha acabado de filmar com ele O Maior Amor do Mundo do Mundo. Depois de umas tres semanas o Cacá me chamou para jantar e sugeriu que eu dirigisse. Dizia que eu conhecia muito mais o personagem e a história do que eledz. Para Cacá a sugestao veio naturalmente. Desde que começou a trabalhar com Wilker percebeu que o ator – e agora diretor - é uma pessoa com grande conhecimento de cinema, nao só como cinéfilo mas também tecnicamente: DzÉ um dos raros atores que sabe o que está fazendo, que sabe onde está o olhar da câmeradz, afirma. E depois de fazerem cinco filmes juntos, Wilker setornou muito mais do que um ator: DzÉ um amigo com quem converso sobre cinema, de quem ouço as opinioes, as sugestoes. Nao é somente uma relaçao profissional, mas uma relaçao de amizade, até com uma certa identidade cultural, os mesmos gostos e, se nao os mesmos gostos, pelo menos os mesmos desgostos. Isso facilita muito a relaçaodz, diz rindo. Wilker confirma que improvisou seus diálogos no filme. Pediu que a roteirista, sua filha Mariana Vielmond, nao se preocupasse com a linguagem dos personagens porque no calor do acontecimentos algumas coisas iriam acontecer: DzIsso porque o personagem veio da televisao e aconteceu com ele algo que na TV é muito importante: o telespectador apropriar-se do personagem. Quando estava gravando a novela, ele ia de sua casa at é o Projac (onde ficam os estúdios da TV Globo), com a janela do carro aberta, 5ouvindo no trajeto os flanelinhas, vendedores de abacaxi, de biscoito, ou o que fosse, sugestoes sobre o que dizer, diálogos inteiros e como dizer: DzAchei que valia a pena usar este mesmo tipo de sistema durante o trabalho do filme. Com os outros atores houve muita liberdade para que eles lessem a personagem do jeito que lhes parecia melhor. Mas isso também foi um exercício que começou durante o processo de ensaiodz. O linguajar excentrico de Giovanni Improtta, a maioria levada para a TV pelo próprio Wilker, caiu na boca do povo, como Dzfelomenaldz (fenomenal), Dzhá malas que vem de tremdz, Dza vaca vai voardz, Dzcomo diria o açougueiro...vamos por partesdz, Dzvou me pirulitardz e tantas outras. A intençao de Wilker foi contar também, na forma de comédia, a história do Rio de Janeiro, um Rio onde, aparentemente, todos sao absolutamente livres para ascender na vida mas, na realidade, sao prisioneiros de certos preconceitos que os condenam a permanecer sempre no mesmo grupo social. Como explica Wilker: DzA gente é o favelado de ouro, o aristocrata de ouro, o intelectual de ouro, mas nao transita de um grupo para outro. Herdamos, talvez do império, este comportamento, de certo modo aristocrático, que perdura até hoje. Queria contar na forma de comédia a tentativa de uma pessoa humilde, importante para sua comunidade e para o Rio de Janeiro, de conseguir um lugar ao sol difícil de alcançar".